A pandemia de Covid 19 trouxe consigo a necessidade de vários segmentos do mercado se reinventar. E na Arte não foi diferente onde os produtores viram seus trabalhos artísticos se transformarem em audiovisual da noite para o dia.
Um dos exemplos é o lançamento do documentário musical Falsete, dos produtores Wolf Borges e Jucilene Buosi em forma de minissérie em cinco episódios, que acontecerá agora em julho, no Youtube.
O documentário seria exibido em Itamonte no início do ano ado, mas foi impedido pela Pandemia e, com isso, a cidade ganhou um espaço de divulgação dentro de cada capítulo que fala do seu potencial turístico, ecológico e cultural.
Para conhecer melhor o Falsete, o trabalho foi lançado em 2016 e é o primeiro documentário de longa-metragem sobre a música sulmineira. Uma produção cuidadosa, que envolveu mais de quinze compositores da região e gravações em 10 cidades, inclusive a região de Itamonte – o que explica a beleza da fotografia sob a lente de Rodrigo Infante, também diretor do documentário.
O áudio do filme, inclusive os arranjos das 10 canções contidas no documentário, estiveram a cargo do produtor musical Deivid Santos. Jucilene Buosi empresta a voz para as canções dos entrevistados e também conduz a história que pretende ilustrar como é a sonoridade da região. A produção é de Wolf Borges.
Um projeto de circulação levou o documentário a ser exibido em várias cidades do Sul de Minas, em exibições abertas e gratuitas, em praça pública.
O Falsete foi lançado em formato de DVD e a trilha sonora também foi transformada em CD. “Mas até agora o trabalho esteve inédito nas plataformas de vídeo e streaming e, com o advento da Pandemia, as pessoas estão mais reclusas e abertas à experiência audiovisual. Então achamos que é este o momento de lançá-lo no Youtube e a trilha sonora também estará disponível no Spotify”, diz Wolf.
Para isso o documentário, de 80 minutos, foi transformado numa minissérie em 5 episódios de até 20 minutos, contendo depoimentos de abertura com os compositores participantes. O tema do primeiro episódio é “Tradições”. Do segundo, “Compositores e inspirações”. No terceiro momento, os personagens falam sobre “Do que é feita a música do Sul de Minas”. Um episódio trata especialmente do tema “Ancestralidade”, enquanto o quinto e último capítulo discorre sobre uma dúvida sulmineira frequente: “Somos caipiras">O Popular Net